Como economizar água


Seja consciente, reduza o tempo no banho. Desligue o chuveiro para passar o xampu e o sabonete. Além de economizar água, você vai diminuir o consumo de energia elétrica.


Lavar a calçada sem fechar a torneira consome quatro litros de água por minuto. Antes de lavá-la, varra bem para que o grosso da sujeira seja removido. A seguir, encha um balde com água e lave. Assim, você economiza água, tempo e ganha em limpeza.


Ao escovar os dentes ou fazer a barba, não desperdice água, deixe o registro do lavabo fechado. Torne a abri-lo para enxaguar a boca.


Regue suas plantas no começo da manhã ou após o entardecer, quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor. Ao regá-las, use regador ou vaporizador de água, ao invés da mangueira. Dessa forma, você não corre o risco de sufocar suas plantas com muita água e economiza na conta no final do mês


Na cozinha, quando estiver lavando a louça, ensaboe primeiro toda louça para depois enxágua-la.


Faça um check-up com uma certa periodicidade, para ver se não há vazamentos e/ou equipamentos danificados. Verifique descarga, válvulas, caixa d’água, tubulações e torneiras. Prevenir é a melhor formar de poupar em sua conta de água. Veja também: Vazamentos


Seu carro não é igual a você. Ele não precisa tomar banho diariamente. Deixe para lavar seu veículo nos finais de semana. Ao invés do uso exagerado de água com a mangueira, utilize um balde.


Preste atenção no “ladrão” de sua caixa-d’água. Se houver vazamento quando a caixa estiver cheia, é sinal de que a bóia está com defeito. É preciso consertá-la ou substituí-la.