Responsabilidade Social

Visando promover melhorias e transformações na cidade de Itapira, o SAAE desenvolve e apóia iniciativas voltadas para a educação, conservação do meio ambiente e integração social, através de palestras nas escolas, plantio de árvores, resgate de áreas verdes, reconstrução da mata ciliar, e adesão às principais campanhas realizadas no município, entre outras iniciativas.

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO:
    
O SAAE dispõe de uma barraca para distribuição de copinhos de água em eventos públicos, tais como desfiles, inaugurações, eventos esportivos, sociais, entre outros, para toda a população.
Nesta barraca, além da distribuição de água, contamos com um trabalho de educação para a conscientização da economia de água através da escovação dentária.
Distribuímos escovas de dente às crianças, e uma delas faz a escovação com a torneira aberta e a outra com a torneira fechada.
Após a escovação, podemos observar a diferença de água usada por uma e pela outra criança.
Nosso objetivo é conscientizar a população, através das crianças, de que o uso de água é muito importante até nos pequenos costumes diários.
Pela análise colhida nestas escovações, pudemos chegar a um consumo de 4.800 lt de água no mês em uma família de 4 pessoas.

 

 


 

EQUIPE RECICLA

Em julho de 2012, alguns funcionários da Autarquia, preocupados com a geração e o descarte inadequado de resíduos sólidos dentro das dependências do SAAE, se uniram para iniciar um programa de coleta seletiva.


Representantes de diversos setores do SAAE (Setor Comercial, Setor de Compras, Engenharia, Setor Operacional, ETE, ETA e Administração) formaram a Equipe Recicla, cujo principal objetivo é a conscientização ambiental e social dos funcionários da Autarquia, além de uma correta destinação dos resíduos sólidos provenientes do dia-a-dia.
Através de palestras e da divulgação por meio de cartazes, a Equipe Recicla vem trabalhando na coleta seletiva dentro das unidades do SAAE, visando uma redução na geração de resíduos, e a correta separação e destinação dos mesmos.
 

A maior parcela dos resíduos separados (papel, plástico, vidro, metal) é destinada à ASCORSI – Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira, cuja contribuição social é de extrema importância, através da geração de renda aos seus associados e da reintegração dos mesmos na sociedade.
 

Além da Equipe Recicla atuar diretamente nos resíduos gerados dentro do SAAE, ela também busca incentivar a coleta seletiva dentro da casa de cada funcionário, como por exemplo, a destinação adequada do óleo de cozinha usado. Este óleo é acondicionado em garrafas PET e armazenado em tambores dentro do SAAE, que posteriormente são encaminhados à Casa da Criança de Itapira, para a fabricação de sabão.
 

Outros resíduos, como pilhas, baterias e sucata eletrônica (computadores, teclados, e demais equipamentos eletrônicos), também são separados, armazenados e destinados a empresas especializadas.
 

O SAAE, por meio da Equipe Recicla, vem fazendo sua parte! Faça você também! O meio ambiente e a sociedade agradecem!!!

Copyright by SAAE Itapira - Design by www.cebinet.com.br