Estação de Tratamento de Lodo do SAAE

 

O conjunto das ações, que representa um enorme trabalho de respeito ao meio-ambiente e de cuidado com a saúde pública. Foi inaugurada no último dia 25 de agosto (2017) a Estação de Tratamento de Lodo do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira), construída ao lado da estação de captação da autarquia, na Avenida dos Italianos. A nova unidade do SAAE, que é uma inovação tecnológica praticamente inédita no Brasil, receberá o lodo produzido pela Estação de Tratamento de Água, ETA localizada na Rua Rui Barbosa.

Este sistema irá tratar os resíduos provenientes do processo de tratamento de água, atendendo à legislação vigente e aos padrões e requisitos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Até agora, este resíduo vinha sendo despejado no Ribeirão da Penha in natura, com restos de terra e resquícios de produtos químicos. Por conta disso, periodicamente era necessário o trabalho de desassoreamento do Ribeirão no trecho da captação. Além disso, o impacto ambiental, embora controlado, ainda ocorria. Com a estação, o resíduo será tratado e haverá retorno de água para a estação de tratamento, com sensível diminuição de perdas. Os detritos sólidos serão recolhidos e encaminhados para o aterro sanitário.

Para a construção da estação de tratamento de lodo, o SAAE de Itapira utilizou verbas de mais de R$ 3,5 milhões recebidas do governo federal.

A implantação deste sistema é resultante de um financiamento do Programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, onde se firmou o Contrato nº 429.815-24/2014 com a Caixa Econômica Federal.

 

 

Copyright by SAAE Itapira - Design by www.cebinet.com.br