Tratamento de Esgoto - ETE


ETE – Estação de Tratamento de Esgotos

O SAAE de Itapira coleta e trata todo o esgoto produzido pela comunidade, tanto da sede administrativa, quanto dos distritos de nosso município. Assim que sai das residências através de encanamentos específicos, todo o esgoto é enviado até a E.T.E – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS, através da Rede Emissária de Esgotos, que se inicia entre os bairros Istor Luppi / José Tonolli, margeando a Avenida dos Italianos e Avenida Professor Fenízio Marquini, até chegar à ETE para tratamento e posterior devolução ao Ribeirão da Penha.
A E.T.E está localizada na estrada vicinal da Piraporinha IPI-080, próxmo ao Ribeirão da Penha.

COMPOSIÇÃO DA ETE:

 - POÇO DE RETENÇÃO DE SÓLIDOS: composto por um sistema de gradeamento fixo e outro móvel, tendo como função reter materiais sólidos, como tecidos, plásticos, madeiras, etc., que chegam até a unidade;

 - POÇO DE SUCÇÃO: local onde todo o esgoto que passou pelo sistema de gradeamento é bombeado para o processo de tratamento;

 -  ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTOS: possui um conjunto de bombas específicas para bombear o esgoto do Poço de Sucção até a Caixa de Retenção de Areia.

- CAIXA DE RETENÇÃO DE AREIA: tem como função, retirar toda a areia que chegou até a Unidade (através de ligações de água de chuva e quintal na rede de esgotos) juntamente com o esgoto, evitando assim, o assoreamento das lagoas de tratamento;

 -  LAGOAS DE TRATAMENTO AERÓBIO: local onde inicia-se o processo de tratamento de todo o esgoto que chegou à ETE. Nas Lagoas de Tratamento Aeróbio ocorre a transferência do oxigênio da atmosfera para o meio líquido, permitindo assim, que os microorganismos responsáveis pela depuração da carga orgânica presente no esgoto possam sobreviver nesse local, mantendo-se um equilíbrio de reprodução totalmente adaptável para tal ambiente. Nosso sistema possui 02 lagoas aeradas de mistura completa.

 -  LAGOAS DE TRATAMENTO ANAERÓBIO: local onde ocorre a mineralização e decantação de todo o composto orgânico que passou pelas Lagoas de Tratamento Aeróbio. Nosso sistema possui 04 lagoas de decantação.

 - CALHA PARSHALL: local específico, onde é realizada a medição do volume de saída de todo o esgoto tratado na unidade. Também é realizada a medição de entrada de esgotos para tratamento, na Caixa de Retenção de Areia.


DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS:

A partir da coleta, todo o esgoto produzido na região sede do município chega até a ETE através da Rede Emissária de Esgotos. Em alguns bairros, existem as ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTOS - E.E.E, que são Unidades responsáveis pelo bombeamento do esgoto produzido no setor a que pertence até a Rede Coletora ou Rede Emissária. Dentro da região sede do município, temos 11 Estações Elevatórias de Esgotos.

Chegando à ETE, é realizada a retenção de sólidos e a retirada da areia presente no esgoto, evitando sua decantação nas Lagoas de Tratamento. Em seguida,  passa por tratamento nas Lagoas de Aeração, onde é feita a transferência de oxigênio para o meio líquido, suprindo assim, o metabolismo dos microorganismos aeróbios que atuarão na depuração da carga orgânica presente no esgoto. Essas Lagoas possuem AERADORES, que são motores específicos que realizam a transferência do oxigênio da atmosfera para o meio líquido, no interior dessas lagoas. Após determinado tempo, todo o esgoto é enviado para as Lagoas de Decantação, onde o processo de tratamento e eliminação da carga orgânica continua através de microorganismos anaeróbios.

Após o tempo ideal nessas lagoas, todo o esgoto é enviado ao Ribeirão da Penha, estando em condições que atendam à Legislação específica, garantindo assim, a preservação do Meio Ambiente.

Durante o ano são realizadas diversas análises específicas para controle de qualidade de todo o esgoto tratado, bem como, diariamente, é realizado o controle interno de processos, através de medições específicas de volume, operação de bombas e oxigênio dissolvido.


 Resumo do sistema de tratamento de esgoto 

 Informativo do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto

 

Copyright by SAAE Itapira - Design by www.cebinet.com.br